Midiatização religiosa e estratégias eleitorais

Candidatos pastores nas eleições de 2020

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/tp.v33i00.1086

Palavras-chave:

eleições 2020, pastor, mídias sociais, religião, análise comparativa

Resumo

Este artigo tem como objetivo verificar de que forma se estabelece a relação entre comunicação e religião dentro das disputas eleitorais. A hipótese é que os dispositivos comunicacionais são operacionalizados de forma a contemplar a expertise de candidatos religiosos em comparação aos demais, além de reforçarem o atravessamento eclesiástico na corrida eleitoral. Para tanto, analisa-se quatro variáveis: formato dos conteúdos, tipos de vídeos, personalidades referenciadas e cenários presentes nos materiais visuais e audiovisuais. O estudo se concentra nos candidatos a prefeito nas eleições de 2020, cujos nomes de urna incluem o termo “pastor”. Adiciona-se à pesquisa a comparação de conteúdos veiculados por candidatos sem a apresentação de alcunha religiosa. Por conseguinte, é realizada a análise de conteúdo de 5035 posts veiculados durante o período eleitoral de 2020. Os resultados indicam similaridades em determinadas categorias, mas salientam distinções significativas em todas as variáveis analisadas.

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Biografia do Autor

Marcela Barba, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM/UFF); Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (PPGCOM/UFPR); bolsista CAPES. É integrante do Laboratório de Mídia e Democracia (LAMIDE-UFF) e do Grupo de Pesquisa TELAS: cinema, televisão, streaming, experiência estética (PPGCOM - UTP). marcelabarba@id.uff.br

Michele Massuchin, Universidade Federal do Paraná

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública (CPOP). 

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Publicado

11/12/2024

Como Citar

BARBA, M.; MASSUCHIN, M. Midiatização religiosa e estratégias eleitorais: Candidatos pastores nas eleições de 2020. Teoria & Pesquisa Revista de Ciência Política, São Carlos, v. 33, n. 00, p. e024009, 2024. DOI: 10.14244/tp.v33i00.1086. Disponível em: https://teoriaepesquisa.ufscar.br/index.php/tp/article/view/1086. Acesso em: 21 dez. 2024.

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