Midiatização religiosa e estratégias eleitorais
Candidatos pastores nas eleições de 2020
DOI:
https://doi.org/10.14244/tp.v33i00.1086Palavras-chave:
eleições 2020, pastor, mídias sociais, religião, análise comparativaResumo
Este artigo tem como objetivo verificar de que forma se estabelece a relação entre comunicação e religião dentro das disputas eleitorais. A hipótese é que os dispositivos comunicacionais são operacionalizados de forma a contemplar a expertise de candidatos religiosos em comparação aos demais, além de reforçarem o atravessamento eclesiástico na corrida eleitoral. Para tanto, analisa-se quatro variáveis: formato dos conteúdos, tipos de vídeos, personalidades referenciadas e cenários presentes nos materiais visuais e audiovisuais. O estudo se concentra nos candidatos a prefeito nas eleições de 2020, cujos nomes de urna incluem o termo “pastor”. Adiciona-se à pesquisa a comparação de conteúdos veiculados por candidatos sem a apresentação de alcunha religiosa. Por conseguinte, é realizada a análise de conteúdo de 5035 posts veiculados durante o período eleitoral de 2020. Os resultados indicam similaridades em determinadas categorias, mas salientam distinções significativas em todas as variáveis analisadas.
Downloads
Referências
AGGIO, C. D. O. Os candidatos ainda evitam a interação? Twitter, Comunicação Horizontal e Eleições Brasileiras. E-Compós, [S. l.], v. 18, n. 1, 2015. DOI: https://doi.org/10.30962/ec.v18i1.1128
ALVES, J. E. D. Transição Religiosa – Católicos abaixo de 50% até 2022 e abaixo do percentual de evangélicos até 2032. Disponível em: <https://www.ihu.unisinos.br/publicacoes/78-noticias/585245-transicao-religiosa-catolicos-abaixo-de-50-ate-2022-e-abaixo-do-percentual-de-evangelicos-ate-2032>. Acesso em: 20 ago. 2024.
ALVES, M.; CASSOTTA, P. L. Políticos de Deus: análise das campanhas de evangélicos eleitos para Deputado Federal por São Paulo (2010, 2014 e 2018). Revista Debates, [S. l.], v. 14, p. 36–59, 2020. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-5269.95540
ANCINE. TV Aberta – Informe Anual 2016. Disponível em: <https://oca.ancine.gov.br/sites/default/files/televisao/pdf/informe_tvaberta_2016.pdf>.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 1. ed. [s.l.] Edições 70, 2011.
BAUER, M. W. Análise de Conteúdo Clássica: Uma Revisão. In: Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 189–217.
BELLOTTI, K. K. Desafios Teóricos Para Os Estudos De Religião, Mídia E Cultura Na Contemporaneidade. Espaço e Cultura, [S. l.], n. 43, p. 5–20, 2018. DOI: https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2018.46775
BRAGA, S.; CARLOMAGNO, M. Eleições como de costume? Uma análise longitudinal das mudanças provocadas nas campanhas eleitorais brasileiras pelas tecnologias digitais (1998-2016). Revista Brasileira de Ciência Política, [S. l.], n. 26, p. 7–62, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-335220182601
BRAGA, S. S. O Uso das Mídias Sociais é Um Bom Preditor do Sucesso Eleitoral dos Candidatos? Uma análise das campanhas on-line dos vereadores das capitais das regiões sul, sudeste, e nordeste do Brasil no pleito de outubro de 2012. Revista Política Hoje, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 125–148, 2013.
CARLOMAGNO, M. C.; ROCHA, L. C. DA. Como criar e classificar categorias para fazer análise de conteúdo: uma questão metodológica. Revista Eletrônica de Ciência Política, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 173–188, 2016. DOI: https://doi.org/10.5380/recp.v7i1.45771
CARRANZA, B.; VITAL DA CUNHA, C. Ativismo conservador religioso no congresso brasileiro: agendas sexuais em foco. Social Compass, [S. l.], v. 65, n. 4, p. 486–502, 2018. DOI: https://doi.org/10.1177/0037768618792810
CERVI, E. U. HGPE em eleições proporcionais no Brasil: Proposta de instrumento de análise de conteúdo do horário eleitoral no rádio e tevê de candidatos a cargos legislativos. 7o Encontro da ABCP 4. Anais...2010.
CESAR, L. D. O.; SALDANHA, P. G. Pastor Silas Malafaia e o uso estratégico das mídias digitais: o novo púlpito religioso no cotidiano midiatizado. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 172–190, 2019. DOI: https://doi.org/10.29397/reciis.v13i1.1564
CUNHA, M. D. N. Os processos de midiatização das religiões no Brasil e o ativismo político digital evangélico. Revista FAMECOS, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 306-91, 2019. DOI: https://doi.org/10.15448/1980-3729.2019.1.30691
D’ANDRÉA, C. Conexões intermidiáticas entre transmissões audiovisuais ao vivo e redes sociais online: possibilidades e tensionamentos. Revista Comunicação Midiática, v. 10, n. 2, p. 61–75, 2015.
FERREIRA, L. B. Arquivamento da web e mídias sociais: Preservação digiral de vídeos da campanha presidencial brasileira de 2018. [S. l.]: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2019.
FERREIRA, M. G. M. O Voto dos Evangélicos em Bolsonaro em 2018: Identidade, Valores e Lideranças Religiosas. [S. l.]: UFMG, 2022.
FREIRE, A. DO A. Celebridades religiosas, influência e presença digital: evangelização na rede. Contemporanea, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 519–538, 2018. DOI: https://doi.org/10.9771/contemporanea.v16i2.23403
FRESTON, P. Protestantes e política no Brasil: da Constituinte ao Impeachment. [S. l.]: Universidade Estadual de Campinas, 1993.
GOLDSTEIN, A. A. Poder evangélico: Cómo los grupos religiosos están copando la política en América. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Marea, 2020. 1. ed.
GRUPO DE MÍDIA. Mídia Dados Brasil 2020. São Paulo: [s.n.]. Disponível em: <https://midiadados2020.com.br/midia-dados-2020.pdf>.
JUNQUEIRA, R. D. A invenção da “ideologia de gênero”: a emergência de um cenário político - discursivo e a elaboração de uma retórica reacionária antigênero. Psicologia Política, [S. l.], v. 18, n. 43, p. 449–502, 2018.
MARIANO, R. Laicidade à brasileira: católicos, pentecostais e laicos em disputa na esfera pública. Civitas - Revista de Ciências Sociais, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 238–258, 2011. DOI: https://doi.org/10.15448/1984-7289.2011.2.9647
MARIANO, R.; GERARDI, D. A. Eleições presidenciais na América Latina em 2018 e ativismo político de evangélicos conservadores. Revista USP, [S. l.], n. 120, p. 61–76, 2019. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i120p61-76
MARIANO, R.; PIERUCCI, A. F. O Envolvimento Dos Pentecostais Na Eleição De Collor. Novos Estudos, [S. l.], n. 34, p. 92–106, 1992.
MARTINO, L. M. S. A pesquisa em mídia e religião no Brasil: articulações teóricas na formação de uma área de estudos. Comunicação & Inovação, [S. l.], v. 15, n. 29, p. 81–93, 2014. DOI: https://doi.org/10.13037/ci.vol15n29.2791
MARTINO, L. M. S. A mediatização do campo religioso: esboço de uma síntese possível. Comunicação & Informação, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 6–21, 2015. DOI: https://doi.org/10.5216/36190
MASSUCHIN, M. G.; LIMA, D. S.; SOUSA, S. G.; SOUSA, N. N. Campanha online em disputas locais: um estudo das apropriações do Facebook pelos candidatos nas eleições de 2016. Fronteiras - estudos midiáticos, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 27–40, 2018. DOI: https://doi.org/10.4013/fem.2018.201.03
MASSUCHIN, M. G.; TAVARES, C. Q. Campanha eleitoral nas redes sociais: estratégias empregadas pelos candidatos à Presidência em 2014 no Facebook. Compolítica, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 76–112, 2015. DOI: https://doi.org/10.21878/compolitica.2015.5.2.87
MEZZOMO, F. A.; ANJOS, B. L. DOS; PÁTARO, C. S. O. "A milícia dos remidos marcha impoluta”: campanha de evangélicos assembleianos ao legislativo paranaense em 2018. Projeto História : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, [S. l.], v. 67, p. 42–78, 2020. DOI: https://doi.org/10.23925//2176-2767.2020v67p42-78
MEZZOMO, F. A.; PÁTARO, C. S. DE O. Religião católica, evangélica e afro-brasileira em disputa eleitoral: acionamento de elementos religiosos na campanha à Assembleia Legislativa do Paraná. Tempo e Argumento, [S. l.], v. 11, n. 26, p. 456–485, 2019. DOI: https://doi.org/10.5965/2175180311262019456
MICK, J.; FURTADO, K. W. K. A fé dos jornalistas e as práticas religiosas no Brasil. REVER - Revista de Estudos da Religião, [S. l.], v. 19, n. 3, p. 279–291, 2020. DOI: https://doi.org/10.23925/1677-1222.2019vol19i3a17
ORO, A. P. A política da Igreja Universal e seus reflexos nos campos religioso e político brasileiros. Revista Brasileira de Ciências Sociais, [S. l.], v. 18, n. 53, p. 53–69, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-69092003000300004
ORTUNES, L.; CHICARINO, T. S.; MARTINHO, S.; PENTEADO, C. L. DE C. Pastores Influenciadores Digitais E O Ciber-Rebanho De Suas Redes Nas Eleições De 2018. 8o Compolítica. Anais...2018.
PIERUCCI, A. F.; PRANDI, R. Religiões e voto: a eleição presidencial de 1994. Opinião Pública, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 32–63, 1995.
SANTOS, S. DOS; CAPPARELII, S. Crescei e Multiplicai-vos: a explosão religiosa na televisão brasileira. Intexto, [S. l.], v. 2, n. 11, p. 1–24, 2008.
SANTOS, M. B. Pastores na urna: como se distribuíram os prefeituráveis na eleição de 2020. Disponível em: <http://www.cpop.ufpr.br/portal/tag/religiao/>.
SILVA, O. R. N.; COSTA, L. M. O pastor de internet e a midiatização digital da religião. Tropos: comunicação, sociedade e cultura, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 1–19, 2021.
SOUSA, M. T. Igreja eletrônica, religiosidade midiática, religiosidade midiatizada: Conceitos para pensar as relações entre mídia e religião. Matrizes, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 1–24, 2021. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v15i1p275-298
TANAKA, M. G. O voto da fé: comportamento eleitoral e recrutamento partidário dos deputados estaduais evangélicos em São Paulo (2002-2014). [S. l.]: Universidade Estadual de Campinas, 2018.