Entre a Precariedade e a Esperança:

Crise do trabalho e ação coletiva nos Estados Unidos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/tp.v33i00.1112

Palavras-chave:

Ação coletiva, Capitalismo racial, Sindicalismo, Estados Unidos

Resumo

Esta análise crítica tem como objetivo elucidar as principais contribuições da obra "A angústia do precariado: trabalho e solidariedade no capitalismo racial". Escrito pelo Prof. Dr. Ruy Braga, o livro aborda profundamente a crise laboral e sindical nos Estados Unidos, ambas influenciadas de maneira significativa pela globalização econômica e pelo neoliberalismo. Contrapondo-se a perspectivas normativas, a obra visa entender a crise sociorreprodutiva a partir da vivência e percepção dos trabalhadores, investigando o desmantelamento das solidariedades práticas estabelecidas entre eles. Ademais, enfatiza-se na obra as táticas inovadoras adotadas para a revitalização da ação coletiva trabalhista que incorpora temáticas de gênero e raça.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tarik Dias Hamdan, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA/UFRJ), com Bacharelado em Ciências Sociais e Mestrado em Sociologia pela mesma instituição. É Professor Substituto na UFRJ e no Projeto de Ensino Cultural e Educação Popular, integrante do Núcleo de Pesquisa Desenvolvimento, Trabalho e Ambiente (DTA). Pesquisa sindicalismo e ação coletiva, com foco no setor automotivo, nas áreas de Sociologia do Trabalho e Sociologia Econômica

Referências

BRAGA, Ruy. A Política do Precariado: do Populismo à Hegemonia Lulista. São Paulo: Boitempo, 2012.

BRAGA, Ruy. A Rebeldia do Precariado: Trabalho e Neoliberalismo no sul Global. São Paulo: Boitempo, 2017.

BRAGA, Ruy. A Angústia do Precariado: Trabalho e Solidariedade no Capitalismo Racial. São Paulo: Boitempo, 2023.

Downloads

Publicado

11/12/2024

Como Citar

HAMDAN, T. D. . Entre a Precariedade e a Esperança:: Crise do trabalho e ação coletiva nos Estados Unidos. Teoria & Pesquisa Revista de Ciência Política, São Carlos, v. 33, n. 00, p. e024014, 2024. DOI: 10.14244/tp.v33i00.1112. Disponível em: https://teoriaepesquisa.ufscar.br/index.php/tp/article/view/1112. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Resenhas

Métricas