É PROIBIDO PROIBIR?
Proibição do financiamento corporativo de campanha e competição eleitoral no Brasil.
DOI:
https://doi.org/10.31068/tp.30303Palavras-chave:
Financiamento de Campanhas, Mudança Institucional, Competição Eleitoral, Eleições Municipais, Legislação Eleitoral.Resumo
A proibição do financiamento de campanha tornou as eleições mais competitivas? Na literatura, as reformas do sistema de financiamento de campanhas são um tema altamente controverso. Neste texto, testamos a hipótese de que a eleição pós-proibição é significativamente mais competitiva que a anterior. Trabalhamos com os dados para prefeituras municipais em 2012 e 2016. Utilizamos análise descritiva, análise de cluster e regressão linear com dados de painel. Os resultados indicam: (1) estabilidade do nível de competição eleitoral no período pós-proibição; (2) aumento do efeito positivo da concentração da receita sobre a concentração de votos; (3) independência desses resultados em relação ao tamanho dos municípios e (4) reforço deles pelo estabelecimento do teto de gastos de campanha.
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