Perfis comunicacionais das candidatas às prefeituras de São Paulo e Rio de Janeiro

Uma análise das campanhas eleitorais em 2020

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31068/tp.v32iesp.1.1055

Palavras-chave:

Mulheres na política, Campanhas eleitorais femininas, Imagem pública, Eleições 2020, Horário Eleitoral Gratuito

Resumo

Este artigo visa identificar os perfis de comunicação das mulheres candidatas às prefeituras de São Paulo e Rio de Janeiro, os dois maiores colégios eleitorais do Brasil, durante as eleições municipais de 2020, por meio de seus programas de rádio e televisão no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE). Em São Paulo, três mulheres concorreram no pleito: Joice Hasselmann (PSL), Marina Helou (REDE) e Vera (PSTU). No entanto, apenas Joice Hasselman teve tempo de rádio e TV, de acordo com a legislação eleitoral. No caso do Rio de Janeiro, seis mulheres lançaram suas candidaturas para a prefeitura: Benedita da Silva (PT), Clarissa Garotinho (PROS), Delegada Martha Rocha (PDT), Glória Heloiza (PSC), Renata Souza (PSOL) e Suêd Haidar (PMB), sendo esta última a única que não teve programas veiculados no HGPE. Naquele ano, em ambas as capitais, nenhuma candidatura feminina conseguiu avançar para o segundo turno, situação semelhante à registrada nos demais municípios do país. Entre os fundamentos teóricos utilizados nesta pesquisa, destacam-se os estudos sobre gênero, mulheres na política e imagem pública, embasados em autores como Bourdieu (2012), Biroli (2018), Panke (2011, 2016, 2020, 2021), Weber (2004) e Lipovetsky (2007). A fase empírica consistiu em uma pesquisa exploratória dos programas veiculados no HGPE, um espaço garantido pela legislação eleitoral brasileira para os partidos políticos divulgarem seus candidatos e plataformas. O objetivo dessa fase foi compreender como as postulantes se apresentaram ao eleitorado, utilizando as tipologias propostas por Panke (2016) para a análise de campanhas eleitorais femininas. Segundo a autora, os três arquétipos femininos predominantes nas disputas eleitorais — Guerreira, Maternal e Profissional — se distinguem por atributos específicos, que podem ser identificados nos vídeos e classificados com base nos princípios da Análise de Conteúdo.

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Biografia do Autor

Silvia Maria da Silva Cunha, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Comunicação Eleitoral (CEL/UFPR).

Karina Lançoni Bernardi, Universidade Federal do Paraná

Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Comunicação Eleitoral (CEL/UFPR).

Fabiane Alves de Lima, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Design.

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Publicado

30/06/2023

Como Citar

CUNHA, S. M. da S.; BERNARDI, K. L.; LIMA, F. A. de. Perfis comunicacionais das candidatas às prefeituras de São Paulo e Rio de Janeiro: Uma análise das campanhas eleitorais em 2020. Teoria & Pesquisa Revista de Ciência Política, São Carlos, v. 32, n. esp.1, p. e023010, 2023. DOI: 10.31068/tp.v32iesp.1.1055. Disponível em: https://teoriaepesquisa.ufscar.br/index.php/tp/article/view/1055. Acesso em: 22 dez. 2024.

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