Ditadura Militar e corrupção
O caso da aquisição das Fragatas Vosper pelo Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14244/tp.v32iesp.2.1071Palavras-chave:
Marinha brasileira, Marinha e tecnologia, Ditadura do pós-1964Resumo
.Com base em um dossiê diplomático datado de 1978, encontrado nos National Archives em Kew, sul de Londres, o texto traz à luz o caso de uma investigação da polícia de Hampshire, no Reino Unido, sobre alegações de corrupção na compra das fragatas Vosper pela Marinha brasileira, com seus desdobramentos diplomáticos. A análise baseia-se em farta e detalhada documentação, que aponta para um mistério: por que a Marinha do Brasil se recusou a colaborar com uma investigação que poderia resultar em pagamento de significativas indenizações ao Brasil, por fraudes na compra de equipamentos, configuradas em superfaturamento de fornecimentos de terceiros, com a concordância da Comissão Naval brasileira em Londres? Dessa forma, o que começou como uma pesquisa sobre aspectos tecnológicos da história da Marinha brasileira acabou levando à revelação de mais um caso nebuloso do mau uso do dinheiro público sob a ditadura militar de 1964-1985, para o qual até hoje não existe uma explicação oficial, ou tampouco documentos que revelem como esse assunto foi tratado pelo governo brasileiro.
Downloads
Referências
FALTAS, Sami. Arms markets and armament policy: the changing structure of naval industries in Western Europe. Dordrecht/Boston/Lancaster: Martinus Nijhohh, 1986.
GROVE, Eric. “Major surface combatants”. In: GARDINE, Robert (org.). Navies in the nuclear age: warships since 1945. London: Conway Maritime Press, 1993.
OSBORNE, Eric. Destroyers: an illustrated history of their impact. Santa Barbara/Denver/Oxford: ABC Clio, 2005.