A CONSTRUÇÃO DA PROPAGANDA ELEITORAL: A ESTRUTURA DO HGPE NO BRASIL A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA LONGITUDINAL

Autores

  • Michele Goulart Massuchin
  • Fernanda Cavassana

DOI:

https://doi.org/10.4322/tp.v29i1.790

Resumo

O artigo propõe uma análise longitudinal com o objetivo de identificar padrões e mudanças nas formas utilizadas para a construção da propaganda eleitoral televisiva produzida no Brasil, de 2002 a 2014, pelos dois principais partidos nas disputas: PT e PSDB. Apesar do crescente uso de outras formas de campanha, o Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) ainda é central nas disputas presidenciais por representar a agenda dos candidatos e ser um espaço próprio na mídia de massa. Dentre os diferentes elementos que constituem a propaganda política, um deles é o formato usado para apresentar os conteúdos. Assim, a análise trabalha com a categorização dos formatos, comparando os partidos e a distribuição longitudinal com base na análise de conteúdo quantitativa descritiva de 75 programas do PT e PSDB do primeiro turno das quatro disputas. Os resultados mostram mudanças ao longo dos anos, pouco condicionada às diferenças partidárias e com uma evolução para um modelo mais distante da publicidade e mais próximo do jornalismo

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Publicado

23/06/2020

Como Citar

MASSUCHIN, M. G.; CAVASSANA, F. A CONSTRUÇÃO DA PROPAGANDA ELEITORAL: A ESTRUTURA DO HGPE NO BRASIL A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA LONGITUDINAL. Teoria & Pesquisa Revista de Ciência Política, São Carlos, v. 29, n. 1, 2020. DOI: 10.4322/tp.v29i1.790. Disponível em: https://teoriaepesquisa.ufscar.br/index.php/tp/article/view/790. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos

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